Ronaldo Nado Teixeira da Silva é professor doutor em Ciências Sociais pela Unisinos, mestre em Literatura pela UnB, especialista em Ciência Política e graduado em Letras pela PUCRS. Foi ministro de Estado da Educação interino em 2005, secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania em 2007. Mais tarde, foi consultor para a educação da Organização dos Estados Ibero-Americanos – OEI, consultor em gestão pública do Plano das Nações Unidas – PNUD e consultor para Justiça Restaurativa da Unesco, além de analista de inteligência da FGV/RJ. Colunista da Revista Latinoamerica21, hoje é coordenador-geral da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs.
Texto de orelha: Valendo-se de refinadas análises desde a história das ideias políticas até as origens e o desenvolvimento da esquerda, Ronaldo Teixeira da Silva leva ao leitor os mesmos inícios. Passa pela própria Revolução Francesa e por seus conflitos internos, não sem antes ter tratado dos pilares filosóficos que a sustentaram e deram posterior forma.
Para Ronaldo Teixeira, a tensão, aparentemente insolúvel nesse pensamento, entre os postulados filosóficos da liberdade e da igualdade justifica, no decorrer do tempo e do espaço, todo questionamento surgido para o que ele denomina “esquerda da tradição”, tensão que adquire, no livro, a qualidade de tese central, sustentada para sugerir a necessidade renovada de revisão do pensamento de esquerda.
Prof. Dr. Carlos A. Gadea