Skip to content

Narratividade em Paul Ricœur

R$ 50,00

O objetivo deste breve ensaio é apresentar alguns pontos referentes à forma como o pensamento hermenêutico de Paul Ricœur interpreta questões narrativas relativas ao tempo, na perspectiva da “alma” e do “mundo”, conforme concebeu Santo Agostinho, além do modo como o tempo está sistematizado pelo calendário. Adentra-se, nessa reflexão, as peculiaridades que diferenciam o tempo da ficção e da história, bem como suas variações imaginativas.
Nessa direção, busca-se compreender, sob o ponto de vista ricoeuriano, como se mostra a dialética da alteridade narrativa, estabelecidas entre o “si” e o “outro”, na perspectiva da “ipseidade” e “mesmidade”, que irão configurar a identidade do sujeito como narrativa. A considerar a importância da memória no processo de construção narrativa, objetivou-se, assim, explorar os lugares que a memória ocupa na filosofia de Ricœur, considerando, sobretudo, a dicotomia entre lembrança e esquecimento, e as orientações que configuram a “memória feliz”.

Ficha técnica

Autora: Tatiana Prevedello
Ano: 2022
Gênero: acadêmico

Clique aqui para versão e-book do livro

R$ 50,00
entrega incluída

Pay in installments with Mercado Pago

Simulação de frete

Inscreva-se para receber notícias sobre chamadas, entrevistas, resenhas e concursos em sua caixa de entrada, todos os meses.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.